Galeria de fotos mostra infância de Ozires, desenvolvimento de Bandeirante e vida em família

A galeria de fotos acima mostra um pouco da história de Ozires Silva, o engenheiro aeronáutico e aviador que liderou a equipe capaz de criar o Bandeirante e também fundou a Embraer, hoje terceira maior empresa de aviação do mundo. É possível clicar na foto para expandir a imagem. Ozires completa 90 anos no próximo dia 8 de janeiro. “Nunca imaginei que viveria tanto”, disse.

A sequência de imagens começa com Ozires e Zico, seu amigo de infância, aos 12 anos de idade, em uma aula de aeromodelismo em Bauru. Na sequência, há imagens da confraternização do seu casamento. Em seguida, é possível ver a construção do avião Bandeirante no hangar X-10 do, então, CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), mais tarde chamado de DCTA.

Da esquerda para a direita, em pé, aparecem Michel Cury (piloto do primeiro voo), Max Holste (projetista francês), Ozires Silva, Paulo Victor (Diretor Geral do CTA) e José Mariotto Ferreira. Mariotto fez a voou junto com Michel Cury, de madrugada, e também o primeiro voo oficial.

À época, o brigadeiro Paulo Victor da Silva, era o diretor geral do CTA, em 1966, e foi também o responsável pela criação da Embraer, junto com Ozires. Ele aparece na foto seguinte. Max Holste responsável pelo projeto do primeiro protótipo do Bandeirante, está ao lado de Ozires Silva, na sequência.

Em 19 de agosto de 1970, Ozires Silva toma posse como Superintendente da Embraer. A primeira diretoria, eleita no dia 29 de dezembro de 1969, teve (da direita para a esquerda) Guido Pessotti, Ozílio Silva, Ozires e Garcia. A última foto é da família Ozires Silva reunida. Nela aparecem, além de Ozires, a esposa Therezinha com seus filhos Ana Maria (esquerda), Sergio (esquerda) e Arnaldo (direita)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Filtrar por: