Notícias
Formatura alunos do curso Praticando Inovação

Profissionais do Qualifica São José se formam no curso Praticando Inovação, da Associação Invoz

Muita alegria e um sentimento de esperança tomaram o auditório da Assecre, Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas durante a cerimônia de formatura dos alunos do Programa Qualifica, da Prefeitura de São José dos Campos. Onze profissionais receberam o diploma do curso Praticando Inovação, uma iniciativa da Associação Invoz em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Durante 3 meses, os alunos participaram de um treinamento teórico e prático sobre inovação e puderam ainda conhecer o dia a dia de duas indústrias de São José dos Campos, associadas da Assecre. Francine Araújo, de 28 anos,  engenheira de produção, está desde novembro de 2018 em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Ao concluir o curso Praticando Inovação se sente confiante em conseguir um novo emprego.

“Tenho formação na área de Engenharia de Processos e esse curso me agregou com um conhecimento de uma nova metodologia. Os professores da Invoz nos ensinaram a aprender com o erro, errar rápido e mudar as estratégias”, conta.

Edmilson Miranda Porto, 56 anos, formado em logística, sentiu o despertar sobre o empreendedorismo.

“Mesmo com pós-graduações e faculdades no currículo este curso que me ensinou na prática como é o processo de implementação de inovação nas empresas. Esse é o grande diferencial do curso. Agora tenho mais confiança em criar meu próprio negócio”, declarou.

A Invoz é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2017, que reúne pessoas e empresas com expertises diversas, que compartilham conhecimentos com a sociedade na execução de projetos que visem o bem comum. Segundo Mauri Mendes e Fabio Segre, voluntários da Invoz e professores do curso, a inovação pode ser de grande impacto ou uma simples melhoria do produto ou do processo de fabricação. Nem sempre quem abre um negócio tem um comportamento inovador.


"Os empresários precisam escutar o que as pessoas desejam, o que o mercado gostaria de consumir e desenvolver um produto que esteja no imaginário dos clientes, oferecendo soluções diferentes. Existe uma diferença entre inovação e invenção. Inovação é quando um novo produto ou serviço tem sucesso entre os consumidores", explica o consultor Fábio Segre.

A cerimônia de formatura contou com a presença dos alunos, associados do Invoz, empresários da Assecre e membros da prefeitura de São José dos Campos.

 “Fiquei encantado com o trabalho dos voluntários da Invoz, a qualidade dos professores, engenheiros de excelente nível de formação, puderam ensinar aos alunos do projeto um conteúdo práticos e habilidades de liderança no mercado de trabalho. Esses alunos que se formaram têm potencial para serem futuros criadores de emprego no país”, comemora Alexsey Rodrigues Neves, diretor do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador da prefeitura.

Durante o curso, uma aluna do curso foi contratada. Essa boa notícia é o desejo da Invoz, que visa desenvolver a Cultura, Educação e o Empreendedorismo na região.

“A Invoz vai dar continuidade na qualificação desses profissionais, faremos um acompanhamento dos alunos para saber como está o desempenho deles no mercado de trabalho a partir de agora”, explica Neide Pereira Pinto, diretora-presidente da Invoz.

Brisa Albuquerque – jornalista